Uma teoria matemática não deve ser considerada completa, até que você a tenha deixada tão clara, de modo a poder ser explicada para o primeiro homem que você encontrar na rua.

David Hilbert (1862 - 1943) - Em discurso no Congresso Internacional de Matemática em Paris, 1900  (Bulletin of the American Mathematical Society 8, 1902, tradução nossa).

ICME 13 - Primeiro Dia

O mais importante evento internacional de Educação Matemática, que acontece de 4 em 4 anos, começou sua 13ª edição nesta segunda, 25. Acontece em Hamburgo, Alemanha. Prof. Ricardo Mafra, atual diretor do Programa de Exatas, e eu estamos representando a UFOPA no evento.

Pela manhã tivemos a abertura do evento. A coordenadora do evento, Profa. Gabriele Kaiser, deu-nos as boas-vindas. Um momento importante foi quando todos os participantes, mais de 3 mil, levantaram-se e aplaudiram em solidariedade aos pesquisadores turcos que não puderam chegar até o evento, por conta dos últimos acontecimentos em seu país.

 Logo após foram entregues as medalhas Freudenthal, Klein e Emma Castelnuovo. Os ganhadores foram:

  • Frederick Leung - Freudenthal 2013;
  • Michele Artigue - Klein 2013;
  • Jill Adler - Freundentall 2015;
  • Alan Bishop - Klein 2015;
  • Hugh Burkhardt e Maicon Swan - Emma Castelnuovo 2016.
Pela parte da tarde, tivemos palestras paralelas de cada um dos homenageados. Assisti à palestra de Hugh Burkhardt.
 
Após a premiação, tivemos uma mesa redonda com o tema "Estudos comparativos internacionais em Matemática: lições para aprimorar a aprendizagem dos estudantes". Foi apresentado um importante estudo comparativo entre o desempenho de vários países nos diferentes processos avaliados no PISA: formulação, aplicação, interpretação e cálculo.
 
Destaco, neste primeiro dia, o painel sobre Ensino de Geometria, coordenado pela Profa Nathalie Sanclair. A equipe responsável pelo painel identificou 7 tendências nas pesquisas sobre o Ensino de Geometria nos últimos 8 anos: desenvolvimento no uso de teorias, raciocínio espacial, uso de diagramas e gestos, o papel das tecnologias, o ensino-aprendizagem de definições, o ensino-aprendizagem do processo de demonstração, abordagens para além da Geometria Euclidiana.
 
Ao fim do dia, um grupo de pesquisadores foi recebido no City Hall de Hamburgo. Um lugar belíssimo.
 
Tendo em conta este primeiro dia, podemos esperar mais um excelente evento. As instalações do Centro de Convenções de Hamburgo e da Universidade de Hamburgo são de excelência. Os participantes do evento receberam acesso gratuito a todo transporte público de Hamburgo por toda esta semana.
 
 
Amanhã trago mais notícias.
 
Prof. Hugo Diniz
 
Obs 1: Minha participação no evento conta com o apoio da UFOPA por meio da liberação para viagem e do pagamento de 6 diárias. Agradeço a toda equipe técnica e de coordenação envolvida no processo.
 
Obs 2: Ministrarei uma oficina na sexta-feira.