Uma teoria matemática não deve ser considerada completa, até que você a tenha deixada tão clara, de modo a poder ser explicada para o primeiro homem que você encontrar na rua.

David Hilbert (1862 - 1943) - Em discurso no Congresso Internacional de Matemática em Paris, 1900  (Bulletin of the American Mathematical Society 8, 1902, tradução nossa).

ENEM 2012

O MEC divulgou as notas por escola do ENEM 2012. Apenas as escolas que tiveram no mínimo 50% de seus estudantes concluintes do Ensino Médio Regular participando de todas as provas tiveram suas notas divulgadas. É importante que os gestores escolares, pais, professores, alunos e a própria universidade olhem com atenção para estes dados.

Mesmo que este não seja o melhor mecanismo de avaliação da qualidade do ensino que nossas escolas estão oferecendo, é um dos poucos parâmetros que temos em mãos para avaliar os problemas e apontar possíveis soluções para o ensino em nosso país. Sendo assim, destaco alguns pontos que considero relevantes.

A Região Norte não possui nenhuma escola entre as 30 mais bem colocadas do país (http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/11/27/objetivo-integrado-fica-em-1-lugar-apos-reexame-de-nota-do-enem-2012.htm), e pior ainda, o estado do Pará possui escolas com média abaixo de 300 (http://educacao.uol.com.br/noticias/agencia-estado/2013/11/26/no-norte-piores-nao-alcancam-400-pontos-no-enem-2012.htm). Em Santarém 17 escolas tiveram suas médias divulgadas. Destas, cinco são particulares e representam as cinco melhores médias* do Município (Colégio Dom Amando 581,79; Colégio Santa Clara 557,47; Cristo Salvador 554,67; Colégio Batista de Santarém 541,24 e Colégio Tapajós 520,90). Mesmo entre essas escolas, a Média geral não chega a 600, pode-se dizer que o melhor ensino médio que estamos dando aos nossos alunos não passa de regular. Olhando para as escola públicas o problema torna-se ainda mais gritante. As 4 escolas mais bem colocadas (São Francisco 518,14, Rio Tapajós 454,13; Madre Imaculada 452,58 e Pedro Álvares Cabral 452,03) não atingem, sequer, o regular. As escolas conveniadas possuem desempenho intermediário (São Raimundo Nonato 503,96 e São José 479,85).

Os resultados mostram a distância entre as escolas estaduais e particulares, e isso, não ocorre só em Santarém, das 100 melhores médias do país, apenas uma é da rede pública (http://educacao.uol.com.br/noticias/agencia-estado/2013/11/26/no-norte-piores-nao-alcancam-400-pontos-no-enem-2012.htm). No Pará, a maior média entre as escolas públicas foi da Escola São Francisco em Santarém.

Governo, pais, professores e universidade ... precisamos pensar educação.

Projetos

Criação de Clubes de Matemática em Escolas Públicas de Ensino Fundamental e Médio de Santarém-PA.

O Projeto Economia tem por objetivo fornecer informações sobre Finanças, no intuito de auxiliar aos cidadãos, usuários do site LAPMAT, em suas tomadas de decisão financeira.

Links