Uma teoria matemática não deve ser considerada completa, até que você a tenha deixada tão clara, de modo a poder ser explicada para o primeiro homem que você encontrar na rua.
David Hilbert (1862 - 1943) - Em discurso no Congresso Internacional de Matemática em Paris, 1900 (Bulletin of the American Mathematical Society 8, 1902, tradução nossa).
Editais
PIBIC/2011
PIBID/2011
Proext/MEC - 2011
Pibex/UFOPA - 2011
Proext/MEC - 2010
X WPDE - Workshop on Partial Differential Equations and Applications - setembro 2011 - resumo
Uniqueness of positive solutions of a semilinear elliptic problem on bounded non-symmetric domains.
DINIZ, H. A.
XII CISBGF - Congresso Internacional da SBGf - agosto 2011 - texto completo
Fraturas em Perfis Geofísico de Poço: Uma análise através da Morfologia Matemática e Transformada de Hough.
SANTOS, N. R.; RUELA, Aldenize. GUERRA, C. E. ANDRADE, A.
Estudo das Propriedades Petrofísicas das Rochas utilizando Morfologia Matemática Binária em lâminas petrográficas.
RUELA, Aldenize. SANTOS, N. R.; GUERRA, C. E. ANDRADE, A.
Watershed threshold and gray level morfology applied to object detecting in remote sensing and petrographics images.
GUERRA, C. A.; RUELA, Aldenize.; ANDRADE, A.
XX EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - agosto de 2011 - texto completo
Ensinando geometria plana contextualizada com o cotidiano dos alunos. (pôster)
CASTRO, E. A.; CARNEIRO, D.F.; RUELA, Aldenize; DINIZ, H.A.
O jogo contig 60®: aplicação para o ensino de expressões numéricas.
SOUSA, B. M. ; RIBEIRO, Gleicy ; RUELA, Aldenize ; DINIZ, H. A.
Os jogos como metodologia no processo de ensino-aprendizagem da Matemática.
REIS, M. C. P. ; ALMEIDA, L. C. P. ; RUELA, Aldenize ; DINIZ, H. A.
O uso do jogo de xadrez como ferramenta pedagógica para o ensino de Matemática.
MOTA, B. T; CARVALHO, J. S. PONTE, L.
O uso do tangram no ensino da Matemática.
AGUIAR, T. N. R. ; SANTOS, L. A. S. ; RUELA, Aldenize ; DINIZ, H. A.
Sobre a criação de clubes de matemática em escolas públicas.
RUELA, Aldenize ; DINIZ, H. A.
Uma proposta de ensino da matemática utilizando uma linguagem de programação.
DINIZ, H. A.; LIMA, L.; RODRIGUES, R.
VII Seminário de Jogos Eletrônicos Educação e Comunicação - julho 2011 - texto completo
Criação de Jogos educativos e atividades interativas pelo professor através do Power Point.
LIMA, Ivanildo.
I Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação da UFOPA - junho 2011 - resumo
Aplicação do jogo Contig 60 no ensino de sentenças numéricas.
SOUSA, B. M. ; RIBEIRO, Gleicy ; RUELA, Aldenize ; DINIZ, H. A.
Criação de jogos educativos e atividades interativas pelo professor através do Powerpoint.
LIMA, Ivanildo ; RUELA, Aldenize ; DINIZ, H. A.
Ensinando geometria plana contextualizada com o cotidiano dos alunos.
CARNEIRO, D. F. ; CASTRO, E. A. ; RUELA, Aldenize ; DINIZ, H. A.
Morfologia Matemática Aplicada ao Processamento de Imagens de Perfis de Poço.
SANTOS, Nayara ; RUELA, Aldenize.
Os jogos como metodologia no processo de ensino-aprendizagem da Matemática.
REIS, M. C. P. ; ALMEIDA, L. C. P. ; RUELA, Aldenize ; DINIZ, H. A.
O uso do jogo de xadrez como ferramenta pedagógica para o ensino de Matemática.
BARROSO, A.; MOTA, B.; CARVALHO, J. S.
O uso do tangram no ensino da Matemática.
AGUIAR, T. N. R. ; SANTOS, L. A. S. ; RUELA, Aldenize ; DINIZ, H. A.
Sobre a criação de clubes de matemática em escolas públicas.
RUELA, Aldenize ; DINIZ, H. A.
IV ENAMA - Encontro Nacional de Análise Matemática e Aplicações - novembro 2010 - resumo expandido
Uniqueness of Positive Radial Solutions of Semilinear Elliptic Equations.
DINIZ, H. A. ; SOUTO, M. A. S.
I Colóquio de Matemática - Região Norte - setembro 2010 - texto completo
Abordando Geometria através de Software Traçador de Raios.
DINIZ, H.A.
O Grupo de Pesquisa Aplicações Matemáticas faz parte do diretório de grupos de pesquisa do CNPq. Está vinculado ao Programa de Ciências Exatas do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará.
EQUIPE 2016-2017
Líderes do Grupo
Hugo Alex Diniz
Doutor em Matemática
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Aroldo Eduardo Athias Rodrigues
Mestre em Ensino de Matemática
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Hamilton Cunha de Carvalho
Mestre em Educação de Ciências e Matemática
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Pesquisadores
Josicleusio Rocha de Freitas
Especialista em Ensino de Matemática
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Rudinei Alves dos Santos
Mestre em Ensino de Matemática
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Bolsistas de Monitoria
Lissa Nareli dos Reis Portela
Bolsistas de Ensino
Alzenira da Silva Leão
Antonio Cerino Dias Ferreira
Brenda Larissa Ruela Santos
Eduardo Giordano Fernandes da Silva
Gecinara Almeida Godinho
Jailza Sousa de Castro
Juliane Conceição de Meireles
Larissa Ranyelly Branquinho Pereira
Maria Edinara Antunes Maia
Ramon dos Santos Pereira
Sandy Ribeiro Oliveira
Sara Caroline da Costa Lopes
Tamilson Jorge de Castro Filho
Wandreson Ramon Lopes da Conceição
EQUIPE 2014 - 2015
Líderes do Grupo
Hugo Alex Diniz
Doutor em Matemática
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Aroldo Eduardo Athias Rodrigues
Mestre em Ensino de Matemática
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Hamilton Cunha de Carvalho
Mestre em Educação de Ciências e Matemática
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Angélica Francisca de Araújo
Mestre em Economia Empresarial
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Pesquisadores
Renata Repolho dos Santos
Especialista em Fundamentos da Matemática Elementar
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Rudinei Alves dos Santos
Mestre em Ensino de Matemática
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Bolsistas de Extensão
Andressa Kelly Silva de Jesus
Aline Raíssa Mota da Silva
Andrew Lucca Pantoja de Souza
Antonio Cerino Dias Ferreira
Daniel Felipe Nogueira Pontes
Eduardo Giordano Fernandes da Silva
Elias Sousa Leitão
Fabiane Miranda da Silva
Fernanda de Paiva Araújo
Francisco Flávio Vieira de Assis
Gilmar José dos Santos Júnior
Jailson Sousa de Castro
Jailza Sousa de Castro
Luana Gabriela Moreira Lopes
Madson Mendes Rodrigues
Maik Fabrício da Silva
Mateus Gama de Almeida
Nayara Ramires Mota de Sousa
Rayana Gabriela Silva de Araújo
Ronilson Anewsu Wai Wai
Bolsistas de Ensino
Aliene Frota Pereira
Alzenira da Silva Leão
Antonio Cerino Dias Ferreira
Brenda Larissa Ruela Santos
Daniel Felipe Nogueira Pontes
Douglas Sawaki Oliveira
Eduardo Giordano Fernandes da Silva
Ena Rafaela Parente de Ameida
Fabrícia Pinho Aragão
Fernando Cardoso
Gecinara Almeida Godinho
Jailza Sousa de Castro
Lissa Nareli dos Reis Portela
Luana Gabriela Moreira Lopes
Maria Edinara Antunes Maia
Priscila Daiane Machado Santos
Sara Caroline da Costa Lopes
Wellington Davi dos Santos Lima
EQUIPE 2010 - 2013
Lideres do Grupo
Hugo Alex Diniz
Doutor em Matemática
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Aldenize Ruela Xavier
Mestre em Geofísica
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Pesquisadores
Zilda Santos
Mestre em Economia
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Albanira Diana Corrêa de Sena
Licenciada em Matemática
Andrei Alan Silva Borges
Licenciada em Matemática
Juliana da Ponte Santos
Especialista em Matemática e Especialista em Gestão Escolar
Maria Rosimar Monteiro da Silva
Licenciada em Ciências Biológicas
Bolsistas de Pesquisa
Ubiraelson de Lima Ruela
Equações Diferenciais
Bolsistas de Extensão
Abigail Pinto do Carmo
Alex Bruno Cota Silva
Alzenira da Silva Leão
Andressa Kelly Silva de Jesus
Augusto Garcia Viana
Benara Modesto de Sousa
Brenda Larissa Ruela Santos
Emy Silvane Teixeira e Silva
Fabiane Miranda da Silva
Francisco Flávio Vieira de Assis
Gleidson Vilhena da Silva
Jailson Sousa de Castro
João Allan F. Bandeira
Jocinei Martins dos Anjos
Maria Cláudia Pereira dos Reis
Nayara Rebêlo dos Santos
Nacife Sousa da Silva
Raquel de Jesus Andrade
Robson Franklin Costa Marciel
Wilde Raniely Xavier Rebelo
Projeto Clubes de Matemática
Bolsistas de Ensino
Doel Costa Lopes
Douglas Sawaki Oliveira
Fabrícia Pinho Aragão
Geiza Silva Rocha
Gleicy Lima Ribeiro
Grace Kelly Godinho Guimarães
Janaina Imbiriba da Costa
Jéssica Simone Dos Santos Lopes
Joseane Clara Silva de Souza
Josivane da Silva Carvalho
Kelle de Cássia Rodrigues Menezes
Lais Amanda de Santana Santos
Lissa Nareli dos Reis Portela
Luan Jorge Rufino
Marcela Vieira Corrêa
Messias Viana Branches
Nayara Ramires Mota de Sousa
Paulo Augusto Souza Pimentel
Raíssa Leite de Oliveira
Rodrigo Martins da Silva
Tayna Nadjanara Rodrigues de Aguiar
Empréstimos - Versão Simples (clique aqui)
Empréstimos - Versão Avançada (clique aqui)
Pesquisa - Cotações (clique aqui)
O MEC divulgou as notas por escola do ENEM 2012. Apenas as escolas que tiveram no mínimo 50% de seus estudantes concluintes do Ensino Médio Regular participando de todas as provas tiveram suas notas divulgadas. É importante que os gestores escolares, pais, professores, alunos e a própria universidade olhem com atenção para estes dados.
Mesmo que este não seja o melhor mecanismo de avaliação da qualidade do ensino que nossas escolas estão oferecendo, é um dos poucos parâmetros que temos em mãos para avaliar os problemas e apontar possíveis soluções para o ensino em nosso país. Sendo assim, destaco alguns pontos que considero relevantes.
A Região Norte não possui nenhuma escola entre as 30 mais bem colocadas do país (http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/11/27/objetivo-integrado-fica-em-1-lugar-apos-reexame-de-nota-do-enem-2012.htm), e pior ainda, o estado do Pará possui escolas com média abaixo de 300 (http://educacao.uol.com.br/noticias/agencia-estado/2013/11/26/no-norte-piores-nao-alcancam-400-pontos-no-enem-2012.htm). Em Santarém 17 escolas tiveram suas médias divulgadas. Destas, cinco são particulares e representam as cinco melhores médias* do Município (Colégio Dom Amando 581,79; Colégio Santa Clara 557,47; Cristo Salvador 554,67; Colégio Batista de Santarém 541,24 e Colégio Tapajós 520,90). Mesmo entre essas escolas, a Média geral não chega a 600, pode-se dizer que o melhor ensino médio que estamos dando aos nossos alunos não passa de regular. Olhando para as escola públicas o problema torna-se ainda mais gritante. As 4 escolas mais bem colocadas (São Francisco 518,14, Rio Tapajós 454,13; Madre Imaculada 452,58 e Pedro Álvares Cabral 452,03) não atingem, sequer, o regular. As escolas conveniadas possuem desempenho intermediário (São Raimundo Nonato 503,96 e São José 479,85).
Os resultados mostram a distância entre as escolas estaduais e particulares, e isso, não ocorre só em Santarém, das 100 melhores médias do país, apenas uma é da rede pública (http://educacao.uol.com.br/noticias/agencia-estado/2013/11/26/no-norte-piores-nao-alcancam-400-pontos-no-enem-2012.htm). No Pará, a maior média entre as escolas públicas foi da Escola São Francisco em Santarém.
Governo, pais, professores e universidade ... precisamos pensar educação.
Era apenas um outro voo qualquer. Estava com papéis na mão, cheios de cálculos. Estava absorto no Problema 458 do Projeto Euler (http://projecteuler.net/problem=458). Este projeto merece um artigo em momomento oportuno.
Quando, de repente, uma pessoa, que está na mesma fileira que eu, diz: "Esta é sua leitura de bordo ?". Explico que sou um matemático. Durante a conversa, três pontos me fizeram querer escrever sobre o momento.
Primeiro, veio a importante pergunta: "Para que serve o que você estuda?". Independente da discussão sobre a Matemática como ferramenta e o seu ensino de modo utilitarista, não podemos negar que esta pergunta está constantemente na cabeça dos nossos alunos. E precisamos estar preparados para responder.
Segundo e mais importante, a pessoa gostava de Matemática! E o motivo? O Professor Afonso. Ela disse que gostaria de reencontrá-lo para dar um a abraço em seu professor do Ensino Fundamental. Eu pensei que eu gostaria de ser um Prof. Afonso. Na verdade, quero mais. Quero contribuir na formação de Afonsos.
E por último, fui informado por este crítico de cinema, que encontrei num voo, e nunca mais verei, que ele odeia "log". Imediatamente pensei se existe algum motivo para algum aluno gostar de logaritmos.
Escrevi para te agradecer Prof. Afonso, esteja onde estiver, seja quem for. Sei que não foi você que ensinou logaritmos para este aluno.